A ARTE ARQUITETURA E CIDADE DA MESOPOTAMIA AULA
6000 a.C
Região da Mesopotâmia
A ARTE, ARQUITETURA E CIDADE DA MESOPOMIA
6000 a.C
Zigurate (o templo do deus local)
A origem da civilização da mesopotâmia (terra entre rios) se da nos vales do rio Tigre e Eufrates, podemos datar a 6000 a.C. Chamado período da proto-história, da invenção da escrita, na zona das estepes e dos desertos, uma bacia larga, pouco profunda com raras defesas naturais e facilmente acessível de qualquer ponto. A localização geográfica, as rivalidades locais, as incursões estrangeiras afetaram a unidade política e o desenvolvimento da região. A continuidade das tradições culturais e artísticas tem sua maior herança nos sumérios, habitantes das regiões entre rios.
A ARTE, ARQUITETURA E CIDADE DA MESOPOMIA
6000 a.C
Os sumérios chegaram a aproximadamente 6 mil a.C, vindos da Pérsia, fundaram varias cidades Estados e desenvolveram sua escrita própria com caracteres cuneiformes gravadas em tabuletas de barro. A região não possuía pedras, assim os sumérios ergueram casas de adobe e madeira, restando poucos exemplos e não tinham preocupação com a vida pós-morte.
A ARTE, ARQUITETURA E CIDADE DA MESOPOMIA
6000 a.C
RELIGIÃO Na mesopotâmia cada cidade-estado tinha seu deus local, seu rei e senhor, possui também um chefe humano para governá-la, o interprete do soberano divino. O deus era uma espécie de defensor dos fiéis junto a outras divindades que regiam as forças da natureza. Um socialismo teocrático, uma sociedade planificada cujo centro administrativo era o templo. No templo se organizava a mão de obra e os recursos públicos para as construções de diques, valas de irrigação e armazenava e distribuía uma parte das colheitas.
A ARTE, ARQUITETURA E CIDADE DA MESOPOMIA
6000 a.C
Acreditavam na influência dos astros sobre a vida humana. Uma arte impregnada de religião, Sumer professava que os deuses haviam criado as cidades para serem adorados em santuários e