A arquitetura e a sustentabilidade
A construção civil é o segmento que mais consome matérias-primas e recursos naturais no planeta, além de ser o terceiro maior responsável pela emissão de gases poluentes à atmosfera.
Por ser o profissional responsável pelo projeto dos espaços no meio urbano, o arquiteto possui um importante papel que vai muito mais além da especificação de materiais ecologicamente corretos, pois as consequências das decisões tomadas na elaboração dos projetos arquitetônicos estendem-se ao longo de todo o ciclo de vida dos edifícios.
Projetos arquitetônicos é uma grande oportunidade de atuação preventiva frente aos possíveis impactos ambientais decorrentes das atividades desenvolvidas ao longo do ciclo de vida de um edifício.
A arquitetura sustentável visa uma melhor utilização dos recursos naturais, assim podemos evitar uma série de desperdícios. Principalmente em relação à água e a energia elétrica, visando um melhor aproveitamento de ambos, como por exemplo: aproveitar a água da chuva e utilizar energia solar são algumas medidas utilizadas nesses tipos de projetos.
O uso de mais janelas para evitar o uso de energia elétrica, também é bastante utilizado na arquitetura sustentável, bem como escolha de lâmpadas Florescente que são mais econômicas que as lâmpadas incandescentes. Também em um projeto sustentável é preferível uma ventilação mais natural nos ambientes ao invés da utilização de ar-condicionado ou aquecedores, que agridem a natureza, pois são altamente poluentes.
Outra preocupação em um projeto arquitetônico sustentável é a utilização de materiais renováveis e ecologicamente corretos, como a preferência de eucaliptos e fibras de bananeiras no lugar da madeira extraídas das florestas. Da mesma forma, pode se opta por um tipo de tinta para pintura que não possuam toxinas assim não degradam o meio ambiente.
Na construção civil há a preocupação com a criação de áreas verdes tanto para o plantio, como para proporcionar mais conforto