a arca de noé
MEIO AMBIENTE E SEU ECOSSISTEMA
1) Argumente porque o termo “meio ambiente” pode ser impreciso.
R: A expressão meio ambiente está bastante difundida nos mais diferentes segmentos da sociedade. Não obstante, o seu escopo manifesta uma grande margem de sentidos, por isso não se deve estranhar o quanto se reclama da imprecisão e redundância imposta pelas palavras “meio” e“ambiente”, principalmente quando utilizadas de forma associada.
2 )Meio ambiente, ecossistema e ecologia aparecem como sinônimos, mas na verdade não são. Argumente sobre as características e diferenças de cada termo.
R: Meio Ambiente várias categorias têm sido frequentemente utilizadas de modo pouco apropriado para expressar o meio ambiente, inclusive, algumas delas, apesar da sua complexidade conceitual, são razoavelmente bem definidas e não podem ser usadas como sinônimo de meio ambiente,por exemplo, ecossistema e ecologia.
Ecossistema é constituído pelas relações entre seres vivos (ordem biótica) e destes com a ordem abiótica de um determinado lugar da terra. Segundo Odum, ecossistema é constituído por:
[...] organismos vivos e seu ambiente não-vivo (abiótico) estão inseparavelmente inter-relacionados e interagem entre si. Chamamos de sistema ecológico ou ecossistema qualquer unidade (biossistema) que abranja todos os organismos que funcionam em conjunto (a comunidade biótica) numa dada área, interagindo com o ambiente físico de tal forma que um fluxo de energia produza estruturas bióticas claramente definidas e uma clivagem de materiais entre as partes vivas e não-vivas (...). Sendo os ecossistemas sistemas abertos, o ambiente de entrada e o ambiente de saída devem ser considerados partes importantes do conceito.
3) Segundo o texto, Antonny Giddens entendia que a natureza é tudo aquilo criado independente da vontade humana. Argumente.
R: Natureza seria aquilo que é criado independentemente da atividade humana. “Mas ‘natureza’, neste sentido,