A arbitrariedade dos signos segundo Sausurre
SAUSURRE, Ferdinand; BALLY,Charles (org).SECHEHAYE,Albert (org).RIEDLINGER Albert (col).Prefácio da edição brasileira SALUM,Nicolau Isaac ; tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes,Isidoro Blikstein Curso de linguística geral. -27.Ed.- São Paulo: Cultrix,2006.
Título original: Cours de linguistique générale
CARVALHO,Castelar de.Para Compreender Saussure.2.Ed.
Ferdinand de Sausurre nasceu em 1857 em Genebra, faleceu em Morges em 1913.Foi um linguísta brilhante diretor da cole Pratique des Hautes Etudes, em Paris por onde passaram os mais importantes comparatistas franceses que dele receberam formação. As obras publicadas em vida foram Mémoire sur le Primitif Systême des Voyelles dans les Langues Indo-Européened 1879, e um ano mais tarde sua tese de doutorado De l ‘Emploi du Génitif A bsolu en Sanskrit. O Cours de linguistique générale foi redigido por três de seus alunos do curso de linguística da Universidade de Genebra. As ideias de sua obra póstuma revolucionaram completamente o pensamento linguístico ocidental até os dias de hoje. Veremos aqui algumas ideias.
A tarefa da Linguística é descrever todas as línguas que puder abranger: fazer história da família de línguas e reconstituir na medida do possível as proto-línguas de cada família; refletir todos os fenômenos peculiares da história de todas as línguas; definir-se a si própria. As questões linguísticas interessam a todos, por esse motivo, a Linguística tem relações bastante estreitas com outras ciências.
Segundo Sausurre é a língua que faz a unidade da linguagem, portanto é o principal objeto de estudo da Linguística. A língua é um objeto de natureza concreta o que facilita o seu estudo, ao contrário da fala. A língua pode ser representada fielmente por um dicionário e uma gramática, sendo o depósito das imagens acústicas e a escrita a forma tangível dessas imagens. Segundo o autor, pode se conceber uma ciência que estude a vida dos signos no seio