A aprendizagem
Ninguém nasce sabendo tudo, assim como ninguém morre sabendo tudo.
No entanto, em nossa relação com a aprendizagem e nesse processo que é a construção do conhecimento, vemos que muitas vezes nossa vida é influenciada pelo fato de aprendermos ou não.
Para aprendermos é necessário que inicialmente exista o desejo de aprender, de construir uma nova relação com o mundo.
As pessoas se sentem capazes de ser diferentes com o que aprendem se sentem competentes e confiantes com aquilo que se propõem a fazer. Elas passam a ter não somente uma nova visão do ato de aprender como também uma nova visão de si mesmas. Sentir-se capaz é de certa forma, sentir-se bem consigo, fazendo com que os nossos comportamentos possam ser modificados e o mundo seja visto de outra forma, mais positiva. Creio que, além disso, faz com que os desafios que aparecem, mesmo que difíceis inicialmente, sejam vistos positivamente, como uma possibilidade de ser ainda melhor.
Quantas vezes nos sentimos incompetentes por não conseguirmos fazer algo, ficamos triste achando que as outras pessoas são melhores que nós.
O mundo nos coloca dificuldades o tempo inteiro, muitas vezes nos trazendo angustia e tristeza e quando vemos que somos capazes de superar essas dificuldades, atingindo um nível superior ao que estávamos antes, vemos também o quanto valeu a pena sofrer, pois superamos obstáculos. E conseguir superar obstáculos é, certamente, uma forma de sentir-se seguro e confiante, construindo uma nova visão de si e do mundo.
Porém, para se aprender é necessário ter vontade e desejo de realizar qualquer tarefa designada.
Tive uma experiência em relação ao aprendizado há alguns anos atrás quando trabalhei em uma empresa (loja), onde meu cargo era operadora de caixa.
Quando cheguei, fiquei super assuntada com tamanha responsabilidade de uma operadora de caixa.
Inicialmente tive muito medo de não