A Aprendizagem
Neste trabalho irei abordar a Aprendizagem por condicionamento e por observação, tema relativo a um dos subtemas do módulo 3 (A Aprendizagem). Irei referir a aprendizagem por condicionamento clássico, que foi desenvolvida por Pavlov, operante que foi desenvolvido por Skinner e Thordike e observacional que foi desenvolvida por Albert Bandura.
– Aprendizagem por condicionamento
´ A aprendizagem por condicionamento baseia-se em adquirir uma resposta específica a um estímulo ou a uma situação estimuladora.
´ Pavlov, estudou o condicionamento clássico, que foi o primeiro tipo de aprendizagem por condicionamento a ser estudado experimentalmente.
O condicionamento clássico é a forma de aprendizagem que consiste na associação de dois estímulos, o condicionado e o incondicionado, do qual resulta que o sujeito responda da mesma maneira.
Pavlov conseguiu explicar isto através da experiência com o cão. (Em primeiro lugar apresenta carne a um cão e constata que ele começa salivar; Após isso apresenta-lhe a carne juntamente com o toque de uma campainha e ele volta a salivar; Por último toca apenas a campainha e o cão saliva novamente e com isto ele percebe que o cão associou o toque da campainha á carne, levando-o assim a salivar.)
A carne é um estímulo natural ou seja incondicionado, porque provoca uma resposta natural, que não foi aprendida. Mas o toque da campainha já é um estímulo condicionado porque provoca uma resposta condicionada. Logo não é uma resposta natural, porque só ocorre em certas condições.
Percebendo se assim que foi uma resposta aprendida, ou seja se apresentarmos no início apenas o toque de campainha o cão não iria salivar, apenas tem essa resposta após haver associação de estímulos. O cão acabou por ter um comportamento que não tem anteriormente, porque houve uma aquisição por condicionamento. A aquisição acontece quando um indivíduo passa a ter esse comportamento quando existe uma aprendizagem por acontecimento.
´ Outra forma