A Aprendizagem
2- A aprendizagem implica em geral uma mudança de comportamento através de experiencias práticas. Só consideramos que ouve uma aprendizagem, se as mudanças provocadas pela mesma forem relativamente permanentes. Para que possam ocorrer processos de aprendizagem, é necessário que o organismo tenha atingido um grau de desenvolvimento adequado.
3- Motivação- Designa um conjunto de forças internas ou impulsos que orientam o comportamento de um individuo para determinado objetivo que mobiliza e orienta a ação de um organismo em direção a determinados objetivos como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.
Inteligência- Existe uma relação entre a inteligência e a aprendizagem, sendo frequentemente difícil separar uma atividade intelectual de uma atividade de aprendizagem. Os sujeitos com capacidades intelectuais mais significativas normalmente fazem raciocínios mais adequados, manipulam melhor os objetos, resolvem os problemas num ritmo mais acelerados.
Idade- É um fator que interfere na aprendizagem. A cada estádio correspondem capacidades específicas, dai que os conteúdos e as metodologias educativas têm que estar de acordo com o nível etário e desenvolvimento dos indivíduos.
Perceção- Através da perceção um individuo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a perceção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspetos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.
4- A