A APRENDIZAGEM E A ALFABETIZAÇÃO:
ATRAVÉS DA LEITURA E DA ESCRITA
RESUMO
Neste artigo tenho como objetivo mostrar como acontece a aprendizagem do aluno; a atividade envolvida na escrita; a compreensão ao traçar as letras para formar palavras e seu entendimento para chegar à escrita e a leitura.
Palavras-Chave: Aprendizagem; Escrita; Aluno.
1 INTRODUÇÃO
A escrita é um registro que a humanidade utiliza, de certa forma, há pouco tempo. Em outros tempos os registros eram feitos através de desenhos. A aprendizagem da leitura e da escrita não se realiza da mesma forma para todos os alunos. A criança tem que saber para que serve a língua escrita e como ela funciona.
Primeiramente a linguagem oral, ela é de grande valor para criança, pois é através dela, que as crianças assim como nós os adultos se comunicam.
Muitas crianças chegam a escola com idéias bastante claras a esse respeito, sabem que são lidas coisas escritas e não desenhos; que um livro tem um título, que lendo pode-se saber o que esta dito em um texto.
Isto é claro porque algumas delas já passaram pelo jardim de infância, e sendo assim lá as suas professoras liam para as crianças e também já trabalharam pelo menos as letrinhas.
Conseguir escrever então, para a criança, significa uma transformação do que se vê para desenhos feitos em um papel.
Pra que esse processo aconteça é preciso o professor conhecer seu aluno e a realidade em que vive sendo ele o mediador do conhecimento do aluno para que se realize a escrita na escola, e respeitar cada fase que ele esteja até o momento.
Acadêmica da 5ª fase do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José – USJ. Artigo final elaborado para a disciplina de Currículo da Educação Básica – Profª Alexsandra de Souza Münich. Professora - Graduada em Educação Física pela UFSC e Pedagogia em Educação Infantil e Supervisão Escolar pela UDESC; Mestre em Educação pela UFSC; Professora Efetiva do USJ.