A aplicação do MTM
RESUMO
A presente pesquisa teve como objetivo a aplicação do MTM para determinar o tempo padrão visando a determinação da capacidade produtiva antes da existência do processo, ou seja, na fase de desenvolvimento. Os dados coletados para a realização deste estudo foram pesquisas em fontes bibliográficas e artigos da internet que abordam o assunto. Por fim foi realizado um estudo de caso da empresa Francesa multinacional BIC. O trabalho possibilitou ao grupo um maior aprendizado sobre a Engenharia de Métodos, que está extremamente relacionada ao curso de Engenharia de Produção.
PALAVRAS CHAVE: MTM, CRONOANÁLISE, TEMPO PADRÃO, ENGENHARIA DE MÉTODOS.
1. INTRODUÇÃO
As empresas têm estado cada vez mais preocupadas com a produtividade de seus projetos, para que não haja perda de tempo nem de dinheiro. Com isso surge a necessidade de se descobrir o quanto é possível produzir em determinado tempo antes mesmo da existência do processo. Isto é possível a partir do uso das técnicas do método MTM, a escolha do tema deve-se ao fato de estar relacionado diretamente ao curso de engenharia de produção o que nos possibilitará uma vasta compreensão de um método tão relevante.
O MTM (Methods - Time Measurement), que pode ser traduzido por Medição de Tempo por Métodos ou Tempos Pré-determinados, tem como definição mais usual, a análise de uma operação manual ou método dos movimentos básicos dos operadores, que realizam determinadas tarefas. A aplicação desse sistema de produção tem o intuito de reduzir o tempo das operações, e como consequência, reduzir custos, aumentar a produtividade, diminuir o tempo ocioso e reduzir a fadiga dos operários. Segundo Silva e Coimbra (1987):
O estudo de tempos (ou medida do trabalho) é um procedimento para se determinar a quantidade de tempo requerido, sob certas condições de medida-padrão, para tarefas que implicam alguma