A aplicação da obsolescência programada
Resumo
Este artigo traz à discussão a importância da prática da obsolescência programada em uma sociedade capitalista do século XXI, e quais benefícios tal prática traz à população em geral.
Palavras chave: Obsolescência programada; mercado; produto.
Abstract
This paper discusses the importance of the practice of planned obsolescence in a capitalist society of the twenty-first century, and what benefits this practice brings to the general population.
Key words: Planned obsolescence; Market; Product.
Introdução
Em um primeiro momento você pode até não saber o que significa, mas você com certeza a conhece. Sabe aquele celular que parou de funcionar com pouco tempo de uso, aquele computador que já possui todos seus programas ultrapassados, aquela roupa que já desbotou, pois essa é a obsolescência programada. Tal prática foi criada na década de 1920 com o intuito de aumentar as vendas e manter o mercado girando, a grande atração para os consumidores era a enorme quantidade de novas versões dos produtos que saiam muito rapidamente. Funciona da seguinte maneira: o produto é feito para durar apenas um determinado tempo que é decidido pelo fabricante, o produto irá parar de funcionar ou simplesmente se tornará obsoleto, assim o consumidor terá que adquirir as novas versões do produto. Essa prática vem sendo criticada através dos anos, mas será que isso é realmente algo tão ruim assim?
Um dos principais problemas dessas críticas é colocar quem fabrica o produto como sendo muito mais esperto que o consumidor, que é tratado como vítima. Outro problema é pressupor que os produtos devem durar o máximo de tempo possível mesmo não tendo um bom motivo para tal. Há uma grande falta de conhecimento de como funciona o mercado por