a aplicaçao da psicologia na educação
A aplicação da psicologia na educação
No mundo da educação pedagogia temos um grande nome quando falamos em psicologia que é Jean Piaget.
Jean Piaget nascido em 09/08/1896, em Neuchâtel na Suíça foi um dos maiores pesquisador da área da psicologia, Piaget também revolucionou a educação. Formado em psicologia Piaget também revolucionou a educação, mudou varias visões e teorias relacionadas à aprendizagem.
Trabalhou por volta de 1918 em um laboratório de psicologia em Zurique como estagiário em uma Clinica Psiquiátrico. Na França estudou psicopatologia na universidade de Sobonne onde fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil.
Foi quando que no ano de 1921 escreveu uma das suas primeiras teorias da descoberta nas crianças pequenas uma forma de raciocínio próprio.
Uma das suas publicações foi:
-A linguagem e o pensamento na criança (1923);
-O raciocínio da criança (1926);
-A causalidade física na criança (1927);
-O julgamento moral na criança (1931), entre outros.
As teorias de Piaget no espaço de aprendizagem estão presentes em varias escolas do mundo todo. Teorias inovadoras que forma cidadãos criativos e críticos.
Para os professores não adianta apenas ensinar apenas ensinar mais sem orientar os educando de forma de aprendizagem autônoma.
Uma das grandes frases de Piaget é:
“O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.”
Então para Piaget a educação era onde as pessoas tem raciocínio próprio para criar e não apenas repetir.
Três aspectos relevantes da teoria de Piaget são:
*acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança de acordo com os estagio de desenvolvimento que se encontram.
*A aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele.
*O pensamento começa antes da linguagem que apenas é uma das suas formas de expressão .