A aplicabilidade de resíduos minerais para ambientação e design de interiores
Autor ¹ Rafael Rubys Ferreira Lima
Autor² Tatiana Leite
Autor³ Isaac Brito
Resumo
Este trabalho tem a finalidade de analisar o processo de fabricação de texturas e revestimentos para design de interiores que reutiliza detritos minerais de jazidas, pedreiras e marmorarias de maneira sustentável. Na extração de pedras preciosas, mármore ou minerais é descartada uma grande quantidade de material antes não utilizado. Portanto, foi escolhida uma empresa para estudo, a “Branno”, do Mato Grosso do Sul, pensou nos contextos sociais, econômicos ambientais e tomou a iniciativa de reutilizar essa matéria descartada, transformando-a em objeto de design. A pesquisa consiste em mostrar como a “Branno tintas e texturas” conseguiu reduzir o impacto ambiental e movimentar a economia de sua região.
Palavras-chave: Sustentabilidade, Design e Ambientação.
Introdução
O aproveitamento dos quartzitos da região de Ouro Preto como rocha ornamental é uma atividade econômica que vem sendo empreendida há décadas. A lavra é efetuada de modo muito rudimentar e em condições precárias. Normalmente, são produzidas placas de piso e revestimento, mas o processo de extração destas rochas gera uma grande quantidade de resíduos, que são deixados nas encostas dos morros. Segundo as empresas produtoras, para a produção mensal atual de 1.500 m³, o volume total de rejeito solto é de aproximadamente 300.000 m³. No entanto, a atividade emprega diretamente 350 pessoas.
Figura 1 http://www.orex.com.br/gcbeeweb/modulos/conteudo/img/aproveitamento_de_residuos_de_quartzito_foto1_12144728032011_162.jpg Recentemente uma empresa do ramo decidiu inovar e utilizar esses detritos para fabricação de revestimentos de parede e texturas. Criar de forma que melhore ou não prejudique o meio ambiente é de extrema importância. A consciência ecológica é um tema que esta sendo abordado no mundo todo e com isso a