A análise do Poema Livros e Flores - Machado de Assis
LIVROS E FLORES- MACHADO DE ASSIS
A- ANÁLISE DO POEMA DO POEMA LIVRO E FLORES
1-Título do Poema:
Livros e Flores
2-Identificação do Poeta:
Joaquim Maria Machado de Assis
3-Bibliografia do Poeta:
Machado de Assis: Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) foi um escritor e poeta brasileiro, e também o pioneiro como cronista. Foi fundador da Academia Brasileira de Letras e é famoso por muitos de seus livros, poemas, poesias, contos e crônicas, são mais de 50 obras, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba e O Alienista.
Com 16 anos, Machado de Assis publicou seu primeiro trabalho literário, o poema “Ela”, na revista Marmota Fluminense, e apenas um ano depois consegue seu primeiro emprego como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional. É lá que conhece quem se tornaria seu protetor, Manuel Antônio de Almeida, autor da obra Memórias de um Sargento de Milícias.
No ano de 1860, a convite de Quintino Bocaiúva, Machado de Assis passou a fazer parte da redação do jornal Diário do Rio de Janeiro, além de escrever para as revistas O Espelho, A Semana Ilustrada e jornal das Famílias. Um ano depois, publicou seu primeiro livro, chamado “Queda que as mulheres têm para os tolos”.
No dia 28 de janeiro de 1897, Machado de Assis e o escritor José Veríssimo fundaram a Academia Brasileira de Letras e Machado de Assis foi eleito presidente da instituição, cargo que ocupou até sua morte.
B- ESTRUTURA INTERNA (CONTEÚDO).
1- Diz por que razão o texto apresentado é um poema:
Por ser uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.
2- Identifica o tema deste texto poético.
O tema apresentado no texto poético é Livros e Flores, correspondendo ao assunto tratado na obra.
3- Apresenta o assunto deste texto, ou seja, diz como é que o tema e desenvolvido.
O assunto apresentado neste texto é a