A Antiguidade na frica
1. O Egito é um oásis
O Egito antigo ocupava uma faixa de terra muito extensa, banhada, de norte a sul, pelas águas do rio Nilo. Esse território se localizava no Deserto do Saara, no nordeste da África.
As cheias do rio Nilo fertilizavam o solo. Os egípcios construíram grandes canais de irrigação, para levar as águas a terras mais distantes, além de diques e barragens, para a proteção contra inundações.
2. Evolução política do Egito
Período Pré-Dinástico (5.000 a 3.200 a.C.): desde 5.000 a.C. o Egito era habitado por povos que viviam em tribos chamadas nomos. Os nomos do norte formaram o reino do Baixo Egito e os nomos do sul, o reino do Alto Egito. Por volta de 3.200 a.C., os dois reinos foram unificados por Menés, que fundou a primeira dinastia dos faraós. O período dinástico do Egito antigo costuma ser dividido em: Antigo Império, Médio Império e Novo Império.
3. Organização Social
No ponto mais alto da sociedade egípcia estava o faraó e sua família. Considerado um deus vivo, ditava as leis, governava o império, era proprietário de grande parte das terras e mandava nos exércitos. Abaixo deles, encontramos os sacerdotes, os funcionários do Estado (burocratas e militares) e os nobres, descendentes das grandes famílias dirigentes das aldeias, grupos que compunham uma aristocracia privilegiada. Na base da sociedade egípcia estavam os camponeses. Tinham o direito de cultivar a terra e de usufruir de parte de sua colheita. Em troca desse direito, pagavam um imposto coletivo: uma certa quantidade de cereal que era recolhida aos armazéns do faraó. Além disso, os camponeses eram obrigados a trabalhar gratuitamente para o Estado na construção de obras grandiosas como túmulos, templos, diques, palácios, canais de irrigação etc.. Havia também escravos, em geral prisioneiros de guerra, mas não constituíam um grupo numeroso.
4. A Economia
Na sociedade do antigo Egito, a principal atividade econômica era a agricultura. Logo que as águas do