a ana mulhr sabia
Elcana, seu marido, lhe perguntava: "Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos?"
- 1 Samuel 1: 8
Neste segundo Domingo de maio comemoramos o dia das mães, por isso vamos falar de uma mulher extraordinária que a Bíblia nos apresenta que é Ana.
Ana – Significa: "graciosa" amável, mansa e generosa. Apesar de possuir tão boas qualidades, Ana vivia muito triste. A Bíblia nos diz que ela e Penina eram esposas de Elcana. Mas enquanto "Penina tinha filhos" ela "Ana não os tinha". Ana tinha um desejo em seu coração, de ser mãe. A sua alma ansiava por um filho, mas a Bíblia diz que "o Senhor lhe tinha cerrado a madre" (I Samuel 1:5b). O seu desejo não estava coincidindo com o desejo de Deus. O tempo de Deus era diferente do seu tempo, assim como foi o tempo de Sara, o de Rebeca e o de tantas outras mulheres que amavam ao Senhor, mas tinham também suas madres cerradas. Em seu casamento com Elcana havia algumas coisas desagradáveis que a faziam sofrer:
1- Ela tinha que dividir o seu marido Elcana, com Penina;
2- O Senhor lhe havia cerrado a sua madre e, assim, ela não podia ter filhos
3- A sua rival Penina ficava sempre lhe provocando diariamente a ponto de irrita-la, pois Penina tinha filhos e Ana não
Por isso (I Samuel 1:08) a Bíblia nos apresenta uma reclamação que estava sempre nos lábios e no coração de Ana. "...eu sou uma mulher atribulada de espírito" Apesar da tristeza que carregava consigo, Ana tinha um marido que a amava. Ele, muitas vezes, a via chorando. Mas, numa certa ocasião, quando toda a sua família foi a Siló para adorar e fazer sacrifícios ao Senhor, vendo a chorar perguntou-lhe: "Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?" (I Samuel 1:8)
Você conhece esta história. Não somente o marido, mas também o sacerdote Eli observa a tristeza de Ana e até pensou que ela estava