a america colonial
América Colonial
Durante a época das Grandes Navegações, os Europeus encontraram a América e, subjugando os povos nativos do continente passaram a explorá-lo. As Américas foram colonizadas dentro da visão mercantilista vigente na Europa à época, visando acumular riquezas para os Estados Absolutistas. Ouro, Prata e outros metais preciosos foram explorados. Onde não havia metal, a terra ou a mão-deobra compulsória dos nativos foi explorada. Confira abaixo as principais áreas de colonização e exploração colonial americanas.
Página 1 com Prof. Bussunda
América Espanhola
Em 1492, Cristóvão Colombo, em nome da Coroa Espanhola chegou à América.
Nos anos seguintes se daria um processo de conquista e subjugação dos povos ameríndios. Os espanhóis, então, passariam a dominar boa parte do continente, dividindo suas possessões em vice-reinos e capitanias gerais. Porém, antes disso, o processo de conquista seria empreendido por uma série de aventureiros chamados de “adelantados”, como Hernan Cortez e Francisco Pizzarro.
Confira no mapa as principais áreas de exploração espanhola.
Página 2 com Prof. Bussunda
Para estabelecer um controle nos moldes mercantilistas de exploração e aproveitar da abundancia de metais preciosos do novo mundo, os espanhóis acabaram por montar um sistema colonial complexo, com a classificação das colônias como vice-reinos (áreas de grande exploração econômica) e capitanias gerais (áreas estratégicas). Na Espanha criaram o Conselho das Índias (que controlava a política) e a Casa de Contratação (que organizava o comércio monopolista). DIVISÃO POLÍTICA:
Vice-reinos: Nova Espanha, Nova
Granada, Peru e Rio da Prata.
Capitanias Gerais: Cuba, Guatemala,
Venezuela e Chile.
Organismos de controle na Espanha:
Casa de contratación: regulação do comércio (através do sistema de “porto único”) e cobrança de impostos.
Conselho de las Índias: responsável pela nomeação de vice-reis e pela fiscalização da administração colonial.
A Sociedade