A alternativa berço-a-berço
SILVESTRE, Thiago. A Alternativa Berço-a-Berço. Revista Meio Ambiente, 5 março 2008. Disponível em: Acesso em: 23 março 2011.
RESUMO DO ARTIGO
A Alternativa berço-a-berço O atual modelo berço ao túmulo é um problema de planejamento das empresas, o bom planejamento pode transformar o fazer e consumir numa força regeneradora. O modelo berço a berço propõe ciclos efetivos e regenerativos da natureza. Dessa forma podem-se criar economias que purificam o ar, terra e água, que não geram resíduos tóxicos e dependem da receita solar, utilizando materiais seguros e sadios, reabastecendo o planeta e sendo eternamente reciclados.
A estrutura berço a berço bem evoluindo constantemente, ela imita o mundo natural onde o “resíduo” de um organismo circula através de um ecossistema, proporcionando alimento para outros seres. No berço a berço os materiais circulam em ciclos fechados, fornecendo nutrientes para a natureza ou indústria.
A alternativa proposta considera dois metabolismos:
Os ciclos nutrientes da natureza constituem o metabolismo biológico. Materiais destinados a um fluxo ótimo no metabolismo biológico são nutrientes biológicos. Produtos concebidos com esses nutrientes são destinados a serem utilizados e devolvidos com segurança ao meio ambiente, para alimentar sistemas vivos.
O metabolismo técnico reflete o ciclo berço a berço, é um sistema fechado, em que recursos sintéticos e minerais de alta tecnologia, e valiosos num ciclo perpétuo de produção, recuperação e novamente à fabricação. Um bom exemplo dos dois ciclos em um só é o da estufaria Climatex Lifecycle, que mistura lã livre de resíduos de pesticidas e rami cultivado organicamente, tingido e processado inteiramente com produtos químicos não-tóxicos. Todos seus insumos foram definidos pensando na segurança humana e ecológica, dentro do metabolismo biológico. O resultado disso são retalhos do tecido são transformados em feltro e utilizados por clubes de jardim como matéria vegetal para