A alta costura
Objetivo
Apresentar os conceitos de Alta costura e prêtàporter, discutindo suas principais características. Tópico
1| Alta costura (haute couture) e prêtàporter como formas de business em Moda
1 | Alta costura ( haute couture) e prêtàporter como formas de business em Moda
A moda do século XX é marcada por dois modos de produção que influenciam ainda hoje a forma como a entendemos. A alta costura e a roupa pronta formam as duas pontas distanciadas que teimam em se confrontar para dar ainda mais vida a este capítulo mitológico da história que nos faz crer serem essas duas formas de produção absolutamente dispares e inalteradas no tempo.
É bem possível que em algum momento você tenha se perguntado o que exatamente são a alta costura e o prêt àporter e como se diferenciam? Em que momento da história surgiram? Será que ainda hoje eles têm o mesmo significado de suas origens? Por que preciso saber e conhecer o que são essas duas coisas?
Bem, vamos a algumas respostas começando pela última questão. Nos interessa saber e conhecer o que são a alta costura e o prêtàporter porque eles fazem parte de uma cultura de Moda que tem privilegiado a imagem, nos forçando a esquecer ou a diluir os modos de produção que são fundamentais para os negócios em Moda.
Tanto a alta costura quanto o prêtàporter são modos de fabricação de roupas. A alta costura foi criada em meados do século XIX, em Paris, quando foi aberta a primeira
Maison pelo inglês Charles Frederick Worth. As origens da alta costura, porém, são muito mais antigas e podemos dizer que as bases das técnicas empregadas neste tipo de produção datam de pelo menos o século XVI, quando a modelagem começa a se sofisticar e a formas das roupas de cortes européias mudam com maior constância. É possível até mesmo que Worth tenha tido um antecessor no final do século XVIII, conhecido por Louis Hyppolyte Leroy,