A Aliena O Parental Ocorre Quando O Genitor 1 1
Unidade Acadêmica de Ensino de Direito - UEDI
HUDSON EVANGELISTA GONÇALVES
ALIENAÇÃO PARENTAL
SETE LAGOAS
2015
A alienação parental acontece quando o genitor, ou os avós, tutores ou guardiões, magoado com o outro genitor, tenta afastar os filhos ou denegrir a imagem deste perante o outro genitor, usando a criança ou adolescente para “descontar” sua raiva. Sendo que o maior prejudicado nessa situação toda são os próprios filhos, é uma situação em que a mãe ou o pai de uma criança a induz a romper os laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação a ele. A construção de uma história desabonadora a um ou a ambos os genitores suficiente para afastar pais e filhos, sendo também possível que a influência advenha de um terceiro, na busca de cristalização de mágoas oriundas de rancores alheios à própria criança.
Podemos definir a alienação parental como um transtorno psicológico que se caracteriza por um conjunto de sintomas pelos quais um genitor, denominado cônjuge alienador, transforma a consciência de seus filhos, mediante diferentes formas e estratégias de atuação, com o objetivo de impedir ou destruir seus vínculos com o outro genitor, denominado cônjuge alienado, sem que existam motivos reais que justifiquem essa condição.
Hoje os pais são muito mais participativos na rotina e educação dos filhos, desejando cada vez mais estarem mais próximos. Sendo assim, mesmo depois de uma eventual separação, existe o convívio direto com os filhos.No entanto, essa intenção de manter o vínculo com os filhos mesmo após a separação pode ser prejudicada pelo cônjuge que se sentiu traído com o fim da relação. A alienação parental traz consequências prejudiciais para a criança em seus aspectos psicossociais e até físicos, tanto no presente quanto no futuro.
A grande vitória para os pais alienados ocorreu em 26 de agosto de 2010, quando entrou em