A aliança
A palavra aliança é muito conhecida na Bíblia e aparece quase 300 vezes entre AT e o NT. O AT retrata a aliança que Deus fez com seu povo através da lei e o NT retrata a aliança que Deus fez com pessoas individualmente através de Jesus Cristo.
Aliança é uma exteriorização de algo que se tem no coração. Aliança é a maneira de materializarmos sentimentos, convicções, e também a maneira de materializarmos a fidelidade que temos para com Deus e que Ele tem para conosco. A aliança só existe quando há fidelidade a Deus. Por isso que não podemos resumir nossa aliança com Deus através de exterioridade.
Deus começa sua aliança com Adão e Eva, mais essa aliança é quebrada pelo homem desconfiou de Deus e desobedeceu. E você já deve ter se dado conta como é difícil assumir a culpa, porque ela esta na nossa origem.
Depois Deus faz uma aliança com Noé que era um homem justo integro e sempre andava com Deus. Gn 6,18: Contigo, porém, estabelecerei uma aliança… Ao termino do dilúvio Deus falou a Noé: “Sai da arca com tua mulher, teus filhos e as mulheres de teus filhos. Traze para fora todas as espécies de animais que estão contigo, para que propaguem pela terra, sejam fecundos e se multipliquem sobre a terra…
Com isso Deus fez uma aliança com Noé: eis o sinal da aliança que estabeleço entre mim e vós e todos os seres vivos que estão conosco, por toda as gerações futuras. Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra.
Conhecemos bem a história de Abrão que se tornou Abraão. O Senhor disse a Abrão: ” Abrão, sai de tua pátria, com tua família, e vai a terra que eu te mostrar. Farei de seus descendentes um povo muito grande” (Gn 12, 1-3).
Ora, Abrão e Sara, sua mulher, já eram velhos e Sara era estéril. Como seria possível ter descendentes?
Mas Abrão, que era um homem de fé, confiou na palavra de Deus e obediente ao seu chamado, partiu com sua família e todos os seus bens, para a terra PROMETIDA.
Deus, então, fez com Abrão uma aliança. Mudou