A aia
Bibliografia: A Lua de Joana e O Guarda da Praia
Resumo: Num dia normal de escola para Clara (irmã mais velha) e Leonor (irmã mais nova), esperavam a chegada da mãe, à porta do colégio. Não era normal a mãe demorar tanto tempo, e ficam espantadas quando vêm que não é a mãe que as vem buscar, mas sim o pai. Era de facto um acontecimento estranho, pois devido à separação dos pais o pai nunca as ia buscar, viam o pai apenas ao fim de semana. No caminho até casa do pai, recebem a triste notícia que a mãe tinha morrido…
Viveram algum tempo em casa do pai, mas como este, após o divórcio tinha constituído família, e o espaço em casa não era muito, decidiu que as filhas deveriam ir passar férias, e mais tarde viver com a sua avó materna, que se chamava Matilde, em Coimbra, numa casa antiga de família. A mãe delas, devido a desentendimentos familiares tinha deixado de falar à sua mãe.
A adaptação das irmãs foi muito diferente. Clara não gostou muito da ideia de ter de deixar a sua família, os seus amigos, a sua escola, a sua casa. Já Leonor não teve grandes problemas em adaptar-se, talvez por ser mais nova, e não ter a noção do que se passava no momento. Apesar disso, Leonor sentia muito a falta da mãe. Clara, como irmã mais velha sentiu que deviria proteger e fazer um papel da mãe, porque naquele momento era a única pessoa com quem Leonor tinha maior proximidade. Clara, ao perceber o sofrimento da sua irmã, todas as manhãs, depois das difíceis noites para Leonor, a irmã mais velha dizia que tinha sonhado com a sua mãe, e que ela lhe tinha deixado um recado. Clara foi vivendo na ilusão que a