a agua
A sociedade vem se defrontando com um problema que afeta o mundo em sua totalidade que é a degradação do meio ambiente e a exaustão dos recursos naturais. A escassez da água é um dos principais problemas ambientais vividos hoje.
As preocupações com as condições ambientais alcançam segmentos da esfera social, política e econômica, no momento em que os problemas ambientais exigem reflexões sobre a utilização dos recursos da natureza em todos os países, industrializados e em desenvolvimento.
Não é mais segredo que os recursos hídricos do planeta estão se esgotando gradativamente e que, além da poluição dos rios e dos mananciais, o consumo irresponsável e sem fundamentação sustentável no desenvolvimento econômico é um fator relevante no processo de redução da água.
Neste trabalho falaremos sobre a escassez desse recurso hídrico e também sobre os impactos econômicos e ambientais que isso causa.
A ÀGUA
A água é um de nossos bens mais valiosos, e por isso passa a ser uma das questões mais importantes para o mundo, na atualidade, é a quantidade de água disponível tanto para a vida humana, quanto para a economia. Devido a sua quantidade e qualidade, quando comparamos a quantidade de água existente e disponível. A contradição reside no fato de que 70% da superfície da Terra são coberta por água. Mas é preciso lembrar que 98% dessa água são salgadas e impróprias para o uso, a menos que seja dessalinizado, o processo não chega a suprir grandes populações. Dos restantes 2% de água doce, boa parte aparece retida, na forma de gelo, em calotas polares ou então na forma de águas subterrâneas. Conclusão: apenas cerca de 0,44% da água do planeta Terra aparece em disponibilidade para os seres vivos.
O CICLO DA ÁGUA
A água desenvolve um ciclo. O chamado ciclo da água é o caminho que ela percorre. A chuva, basicamente, é o resultado da água que evapora dos lagos, rios e oceanos, formando as nuvens. Quando as nuvens estão carregadas, soltam a água na terra.