a agua
A água é o recurso natural mais abundante do planeta. De maneira quase onipresente, ela está no dia a dia dos 7 bilhões de pessoas que habitam o planeta. Além de matar a sede, a água está nos alimentos, nas roupas, nos carros e na revista que está nas suas mãos — se você está lendo a reportagem em seu tablet, saiba também que muita água foi usada na fabricação do aparelho. Mas o recurso mais fundamental para a sobrevivência dos seres humanos enfrenta uma crise de abastecimento. Estima-se que cerca de 40% da população global viva hoje sob a situação de estresse hídrico. Essas pessoas habitam regiões onde a oferta anual é inferior a 1 700 metros cúbicos de água por habitante, limite mínimo considerado seguro pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse caso, a falta de água é frequente — e, para piorar, a perspectiva para o futuro é de maior escassez.
Água doce
A disponibilidade de água doce na natureza é limitada pelo alto custo da sua obtenção nas formas menos convencionais, como é o caso da água do mar e das águas subterrâneas. Deve se, portanto, da maior prioridade, a preservação, o controle e a utilização racional das águas doces superficiais.
1. Brasil ->> > 8233 km3
O Brasil possue o maior volume de água doce do planeta sendo que 70% dessa água encontra-se na Amazônia.
2. Rússia ->>> 4493 km3
A maior parte da água está concentrada nas geleiras glaciares.
3. Canadá ->> 3300 km3
Como na Rússia a maior parte dessa água fica congelada nas geleiras.
4. Estados Unidos ->> 3269 km3.
5. Indonésia ->>> 2838 km3
6. China ->>> 2829,6 km3
7. Colômbia ->>> 2132 km2
8. Peru ->>> 1913 km3.
9. Índia ->>> 1907,8 km3
10. Congo ->>> 1283 km3
Ciclo da água
A água circula pela atmosfera e litosfera através de um ciclo hidrológico. A radiação solar incidente sobre os oceanos fornece energia suficiente para que ocorra a evaporação, passando assim a formar parte da atmosfera e circular conforme os ventos dominantes. Ao atingir camadas