a agua
Elisângela Werner: Rua Bruno Knorr, 212 . Bairro Arco-Íris. Panambi/RS
Monica Iara Franken: Rua Edmundo Rahmeier, 485. Bairro Kuhn. Panambi/RS
1. Introdução Estimativas mundiais revelam dados extraordinários referentes ao tema água, portanto neste trabalho vamos desenvolver um modelo que aborda o consumo de água pelo organismo humano em uma semana. A água desempenha um papel de fundamental importância para a nossa vida e nestas condições utilizamos alguns conteúdos de matemática para trabalhar com os dados coletados. Sendo estes coletados através de uma experiência na qual uma pessoa anota diariamente a sua alimentação para calcular a porcentagem de água ingerida.
Vejamos alguns dados importantes que nos levaram a esta pesquisa: A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano, como por exemplo: digestão, absorção, transporte de nutrientes e excreção de substâncias. Muitas questões são constantemente levantadas quando se recomenda maior liberalidade no uso diário da água. A água auxilia na regulação da temperatura do corpo humano, elimina as toxinas através da urina e da transpiração, molda bolo fecal, é usada intensamente no processo de respiração e faz a distribuição de muitos nutrientes pelos diversos órgãos do nosso corpo. Na sua falta, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo fica sempre muito prejudicado, contribuindo para o aparecimento das mais inúmeras doenças.
A água é o elemento mais abundante na Terra e também aquele de que o nosso organismo mais necessita. Mais de 60 % do corpo humano é constituído por água, distribuída em vários órgãos do corpo, na seguinte proporção:
Órgão
Porcentagem de água
Encéfalo de embrião
92,0%
Músculos
83,0%
Pulmões
70,0%
Rins
60,8%
Ossos
48,2%
Dentina
12,0%
A quantidade de água que se deve beber depende da constituição física, do nível