A afetividade e a aproximação do professor no ensino Superior
O presente artigo de cunho bibliográfico tem por objetivo a evidenciar a importância da afetividade e a aproximação do professor da educação superior.
A afetividade pode contribuir na relação da aprendizagem e do cognitivo no desenvolvimento integral do sujeito aprendente.
Partindo dessa realidade de entendimento, o trabalho aborda um estudo sobre afetividade e a aproximação como uma ferramenta de intervenção na aprendizagem do aluno.De acordo com Fernandez (1990) os fatores como: desenvolvimento e vínculos afetivos vão ampliando-se a figura do professor surge com grande importância na relação de ensino e aprendizagem. Para uma boa aprendizagem necessitam-se dois personagens: o que ensina e o que aprende. Não aprendemos com qualquer pessoa, aprendemos com aqueles que nos dão confiança e direito de aprender. A aprendizagem está relacionada com a afetividade, já que ocorre a partir das interações sociais, num processovincular. Pensando, especificamente, na aprendizagem escolar, a trama que tece entre alunos e professores, conteúdo escolar, livros, escrita, não acontecem puramente no campo cognitivo. Existe uma base afetiva permeando essas relações. As experiências vividas em sala de aula ocorrem, inicialmente, entre os indivíduos envolvidos, no plano externo (interpessoal), ganham autonomia e passam a fazer parte da historia individual. Essas experiências também são afetivas. Os indivíduos internalizam as experiências afetivas com relação a um objeto especifico. A temática do artigo pontua a relação da afetividade com o desenvolvimento cognitivo, mostrando a responsabilidade dos educadores em contribuir no desenvolvimento cognitivo dos aprendentes. Tomando-se por base as pesquisas teóricas da educação que propõe analisar a relação de como o sujeito da aprendizagem necessita da afetividade como vínculo da aprendizagem, e de construção do conhecimento como forma cognitiva de aprender.
Palavras-chaves: Afetividade; Professor e Educação Superior
ABSTRACT