A adolescencia
A Adolescência
Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações física, psíquica e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados dependendo da época e da cultura na qual está inserida. Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescente é o individuo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece outra faixa etária: dos doze aos dezoito anos. Daniel Sampaio define adolescência como sendo: uma etapa do desenvolvimento, que ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida.
Os aspectos físicos da adolescência (crescimento, maturação sexual) são os componentes da puberdade vivenciados de forma semelhante por todos os indivíduos. Quanto às dimensões psicológica e social, estas são vivenciadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cada família, sendo singulares até mesmo para cada individuo. É neste contexto de alteração do próprio corpo e também de uma maturação ao nível ao intelecto (operações formais e abstractas), que o adolescente procura entender quem é e qual o seu papel na sociedade em que vive: interessa-se por problemas de ordem moral e ética e, por vezes, adopta ideologias.
Actualmente o conceito mais aceite é o de que não existe adolescência e sim adolescências em função do político, do social, do momento e do contexto em que está inserido o adolescente. A adolescência guarda ainda especificidades em termos de género, classe e etnia.
Adolescentes Na língua inglesa, originariamente o “teen” redução do termo “teenager” , era utilizad para designar uma faixa de idade, que vai dos 11 até os 19 anos. O significado recente da palavra teen – adolescente – começou a ser utilizado somente a partir do século XX.
As idades da adolescência variam de acordo com a cultura.