a adolescencia o judiciario e a sociedade
CURSO DE DIREITO
ANA DE FATIMA
ARETA GOMES
DANILO AUGUSTO
FERNANDO MILHOMEN
HERMINIO MESQUITA
JEAN PIERRE
LEANDRO MELEM
JULGADORES, VÍTIMAS E INSTITUIÇÕES DE EXCLUSÃO
BELÉM
2014
FACULDADE PAN AMAZÔNICA
CURSO DE DIREITO
ANA DE FATIMA
ARETA GOMES
DANILO AUGUSTO
FERNANDO MILHOMEN
HERMINIO MESQUITA JEAN PIERRE
LEANDRO MELEM
JULGADORES, VÍTIMAS E INSTITUIÇÕES DE EXCLUSÃO
Trabalho realizado como requisito avaliativo da disciplina Psicologia Jurídica, pelo curso de Direito da Faculdade Pan Amazônica, ministrada pela professora Rosa Helena.
BELÉM
2014
Julgadores, vítimas e instituições de exclusão.
Em um julgamento, todos que estão sob judicação o fazem de acordo com os relatos apresentados, mas também baseados em suas próprias formações sócio culturais, seus filtros sensoriais e cognitivos e pelo espírito da época (zeitgeist).
O desafio de julgar compreende em confronto de linguagens e pensamentos e pensamentos entre quem pergunta e o que responde. O examinar vincula-se à função de cada ator componente do processo. Todos terão seus papéis definidos e o trabalho cada um será necessário para que se possa julgar com justiça. Quando existe sintonia emocional, o entrevistador compreende a idade mental do entrevistador: Compreende a idade mental do entrevistado com o objetivo de formular questões de maneira adequada à elaboração mental do indivíduo.
Percebe e interpreta sinais de estado de tensão do indivíduo, de emoções que o dominam e efeitos que possam ocasionar em seu comportamento e no seu atendimento, complicações em sua capacidade de elaborar as respostas. Identifica esquemas de pensamento do entrevistado, ajusta o questionamento, elimina ambiguidade capazes de interferir nas respostas e nos seus sentidos. Também afetam o juízo, os valores sociais, pois