A Administra O E A Revolu O Industrial
A revolução industrial, como descreve o próprio nome dado a este período, foi uma revolução que começou no século XVIII, na Inglaterra, e que trouxe consequências para o mundo. A economia industrial não se baseou apenas no uso de novas fontes de energia de produção, mas no surgimento de uma cultura industrial, caracterizada por uma nova divisão social e técnica de trabalho.
A partir da Revolução Industrial, a divisão entre os países ficou de forma mais acentuada, os países desenvolvidos predominavam aos países subdesenvolvidos pelo fato de já terem sido industrializados. Além da disparidade socioeconômica, onde podemos destacar a qualidade de vida, a revolução industrial trouxe uma forma mais consumista de pensar, que ampliou os mercados e marcou a urbanização, em busca de máquinas e crescimento, grande parte da população migrou para as cidades visando a melhoria de vida, o que resultou em aglomerados subúrbios, aumento de lixos na rua, e precariedade urbana.
A administração nas cidades industriais eram liberais, com a política pública inspiradas nos banqueiros, industriais e homens que visavam só o lucro (sem pensar nas demais consequências), as cidades ficavam sem intervenção do governo, as horas de trabalhos eram desumanas, o ambiente de trabalho não era apropriado, dentre outros.
Todas essas consequências, que acarretou em má qualidade de vida, doenças e epidemias, eclodiram em uma revolução social. A pequena burguesia e comerciantes foram em buscas de melhorias. A higienização, saneamento, campanhas contra doenças, passaram a ser um dos grandes interesses dos administradores urbanos com intuito de estabelecer novos hábitos.
Através deste grande exemplo que foi a Revolução Industrial podemos perceber com clareza o aparecimento da administração no período ocorrido. No início da revolução para designar cada função na indústria, criar divisões de trabalho, foi fundamental a administração. Como também, ao estarem