A adaptação a um novo estilo de vida e comportamentos após a cirurgia bariátrica
Faculdades FACEL2
RESUMO
O presente trabalho tem a finalidade de investigar os principais problemas de adaptação dos comportamentos em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica. Para tanto foram analisados os aspectos psicológicos dos indivíduos obesos demonstrando alto índice de compulsão alimentar e depressão. Com base na teoria comportamental foram analisadas as comorbidades. Com a finalidade de levantar dados para a compreensão das falhas na avaliação psicológica nos casos cirúrgicos e as conseqüências dessa cirurgia em longo prazo. Pesquisou-se sobre os transtornos alimentares relacionados a obesidade.
Palavras chave: Cirurgia Bariátrica, Comorbidades, Psicologia Comportamental.
1. INTRODUÇÃO
A obesidade é considerada atualmente com problema de saúde publica mais inquietante devido às graves conseqüências que podem ocasionar. Fato que envolve componentes genéticos, comportamentais, psicológicos, sociais, metabólicos e endócrinos. (OLIVEIRA, LINARDI, AZEVEDO, 2004).
A cirurgia bariátrica é considerada um método eficaz no tratamento da obesidade mórbida e controle de peso, é indicada para indivíduos com índice de massa corpórea acima de 40, sendo que muitos também apresentam doenças clinicas provenientes de obesidade. O papel do psicólogo é fundamental, pois é importante investigar se o individuo esta emocionalmente apto para a cirurgia, o psicólogo também pode auxiliar quanto ao entendimento de todos os aspectos envolvidos no pré e pós cirúrgico. (OLIVEIRA, LINARDI, AZEVEDO, 2004).
É freqüente em indivíduos com excesso de peso apresentar sofrimento psicológico devido ao preconceito social pela obesidade e também por seus comportamentos alimentares exagerados. Também são consideradas com maiores níveis de depressão, ansiedade e transtornos de personalidade. (OLIVEIRA, LINARDI,