A adaptabilidade humana a ambientes urbanos
Não podemos falar sobre a adaptabilidade humana a ambientes urbanos sem falar sobre a ecologia urbana, que trata exatamente sobre esse assunto.
Podemos considerar o Sistema urbano como um ecossistema?
Sim, se definirmos ecossistema como um conjunto de espécies interagindo de forma integrada entre si e com o seu ambiente as cidades certamente se encaixam nessa definição. O construtor destes habitats artificiais é o homem, mas uma infinidade de criaturas aproveita e se adaptam a esses novos habitats recém-criados.
Problemas ecológicos das grandes áreas urbanas
Alguns dos aspectos, como a importação de alimento e energia, são comuns a qualquer centro urbano, independentemente do seu tamanho. Outros, no entanto, acontecem de forma problemática, como nas grandes cidades. Podemos mencionar a poluição do ar e o destino dos resíduos sólidos. A construção desordenada em áreas de risco e as deficiências no saneamento básico também afetam de modo mais dramático as grandes cidades.
O microclima urbano
As estruturas urbanas e a densidade e atividades dos seus ocupantes criam microclimas especiais. A pedra, o asfalto e outras superfícies impermeáveis que substituem a vegetação têm uma alta capacidade de absorver e reirradiar calor. A chuva é rapidamente escoada antes que a evaporação consiga esfriar o ar. O calor produzido pelo metabolismo dos habitantes e aquele gerado pelas indústrias e veículos ajuda a aquecer a massa de ar. Estas atividades também liberam na atmosfera vapor, gases e partículas em grandes quantidades.
Poluição Sonora
O barulho ou o alto volume de aparelhos de som ou outros aparelhos produz o que chamamos poluição sonora. A curto prazo e a médio prazo esse tipo de poluição provoca irritação nas pessoas, determinando alterações de comportamento; a longo prazo provoca diminuição da audição e até surdez.
Poluição do ar
A poluição do ar pode ser causada pelo aumento da quantidade de gás carbônico, que