A acessibilidade à informação no espaço digital
Os movimentos pró-acessibilidade seguem avançando no meio físico e tentando alcançar a acessibilidade também no espaço digital.
Os autores citam as propriedades do espaço digital que se destacam: a densidade; a ubiquidade; a deslocação; e a hipertextualidade.
Atualmente há uma grande tendência a se levar para o espaço digital a maior parte dos documentos produzidos, além de haver uma maior produção de documentos originados nesse espaço.
O maior obstáculo para as pessoas portadoras de deficiência está no acesso à informação e, consequentemente, a aspectos importantes relacionados à informação, como educação, o trabalho e o lazer. Uma internet acessível implica que ela esteja disponível às pessoas, tanto no aspecto financeiro quanto no formato, ou na mídia, em que as informações são divulgadas.
Não existem mecanismos intergovernamentais que promovam a acessibilidade dos conteúdos disponibilizados via Internet, mas há um esforço internacional notável tem sido feito pelo W3C: atua como gestor de diretivas para a Internet que tem como princípios: Assegurar uma transformação harmoniosa da informação; e fazer o conteúdo compreensível e navegável.
A não-observância da acessibilidade no espaço digital pelos autores dos materiais disponibilizados nessa forma pode ser considerada como uma discriminação feita a milhares de usuários;
A luta por sítios na web acessíveis está incluída entre as exigências por igualdade de condições, conduzidas pelos movimentos das pessoas com limitações oriundas de deficiências, nos países em que o processo de informatização da sociedade está mais avançado.
A acessibilidade no espaço digital Consiste em tornar