A aceleração do desenvolvimento tecnológico - Resumo
CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA
Resumo sobre o trabalho: “A aceleração do desenvolvimento tecnológico”
O desenvolvimento da tecnologia começou com o “homem” Neandertal que, segundo registros, mostrou-se um bom fabricante se comparado com seus ancestrais. Desde então, as técnicas para fabricação de objetos vem sendo aprimorada, há mais de 30 mil anos. Estudiosos identificam três tipos de produção: o artesanato, a manufatura e a indústria.
No Artesanato, uma única pessoa é responsável tanto pelo processo de produção quanto pelo local de trabalho, o Artesão. Na Manufatura, a metodologia de trabalho é mais complexa, possui espaços mais amplos e, consequentemente, mais funcionários. Já na Indústria, existe uma produção em larga escala, com espaço amplo, metodologia complexa e com mais funcionários que os outros dois. Entretanto, o surgimento da Indústria não extinguiu com a manufatura nem com o artesanato.
A partir do Renascimento podem-se dizer que teve início o período de maior progresso tecnológico da humanidade, pois ocorreram duas grandes transformações na estratégia de produção: as máquinas tornaram o trabalho do homem mais simples e repetitivo e, a mudança mais significativa, a força do homem foi utilizada para o funcionamento das máquinas.
Com isso, máquinas começaram a ser produzidas para criar outras máquinas e, consequentemente, a tecnologia passa a ter um valor muito elevado. Entretanto, o avanço tecnológico não pode ser entendido de maneira independente de outras condições de vida social, em especial o custo e a disponibilidade de mão de obra.
Toda essa evolução da tecnologia trouxe consequências sociais do emprego da mesma. As máquinas deixaram de ser utilizadas apenas na produção industrial e, agora, estão dentro da casa da maioria das pessoas do mundo. Com isso, a humanidade virou “refém” da tecnologia.