A 8 Confer ncia Nacional de Sa de
A 8ª Conferência Nacional de Saúde foi realizada de 17 a 21 de março de 1986, em Brasília/DF, no período da Nova República e marca o momento em que as mudanças ganham trajetórias mais claras, já que amplia o espectro de atores envolvidos e explicita em seu relatório as diretrizes para a reorganização do sistema.
Foi convocada pelo ministro Carlos Santana, pelo Decreto n. 91.466 , de 23/07/85, e realizada sob a gestão de Roberto Figueira Santos. Sua Comissão Organizadora foi presidida por Sergio Arouca, um dos principais líderes do Movimento da Reforma Sanitária. E como temas da conferência podemos destacar os seguintes itens : saúde como direito; reformulação do Sistema Nacional de Saúde; financiamento do setor .
Devido o processo de mobilização social, que desencadeou a realização de pré-Conferências estaduais e da ampla divulgação dos temas para a discussão na sociedade em geral, permitiu a reunião de cerca de quatro mil pessoas em Brasília, para discutir os rumos do sistema de saúde. Estes encontros constituíram em fóruns representativos de debate, onde os participantes aprovavam relatórios finais que contribuíram como subsídios para o debate nacional.
Além dessa forma de organização que possibilitou a proposta do debate democrático entre representantes da sociedade civil e técnicos, profissionais de saúde e políticos, houve também o confronto de opiniões entre os produtores de serviços de saúde e os consumidores. Essa organização marca toda a diferença e da o principal tom à 8ª Conferência .
A representatividade então foi definida: 50% dos delegado (cerca de 500 delegados) era representantes das instituições ( públicas, estatais..) e os outros 50% da sociedade civil.
Em relação a distribuição de vagas entre as organizações da sociedade civil, podemos destacar : 15% das vagas foram destinadas a entidades e órgãos de representação de produtores privados de saúde ; 20 % para entidades das diversas categorias de profissionais