A 2° conquista da america latina
A partir da metade do século XIX, Argentina,Uruguai e Brasil receberam uma massa tão grande de imigrantes que acabou modificando toda a composição da sua população.
Mais ou menos até o começo do século XIX, a América Latina era povoada por índios, negros e pequenos grupos de espanhóis e portugueses. Mas, a partir da metade deste mesmo século, começa uma grande modificação na estrutura humana do continente. Argentina, Uruguai e Brasil receberam uma massa tão grande de imigrantes que modificaram a composição da sua população.
Depois da revolução industrial, na segunda metade do século
XVIII, a população europeia aumentou 620%: um exagero de europeus, que, para sobreviver, emigraram para a América do Norte e do Sul.
De 1820 a 1930, cerca de 26 milhões de europeus emigraram para os EUA, e cerca de 6 milhõespara a Argentina, Uruguai e Sul do Brasil.
O fluxo dos emigrantes cessa completamente na década de 40.
A Argentina, depois da declaração da independência em 1810, procurou, de todos os meios, atrair imigrantes para as suas terras despovoadas; o que se realizou entre 1860 e 1870, quando foram construídas as primeiras estradas de ferro e os primeiros “sa - ladero s” que permitiram industrializar as carnes que provinham dos pampas.Por causa do trabalho desse grande número de imigrantes (5.742.000, de 1857 até 1926), a Argentina, que sempre havia importado cereais, pela primeira vez, no ano de 1873, começou a exportar grão de trigo.
Então, o desejo de atrair imigrantes foi tão grande que as companhias de navegação abaixaram em 80% as despesas de viagem entre Itália, Espanha e Argentina. Esta foi com toda a verdade a segunda conquista europeia daquele país onde até hojeos espanhóis e os italianos dãolhe uma fisionomia tipicamente europeia.
O Uruguai reproduziu em escalamenor tudo aquilo que aconteceu na Argentina. A população,que em 1884 era de 520 mil habitantes, passou, em 1925, para1.667. Isto é: os imigrantes