Zymunt Bauman
O sociólogo ZymuntBauman, de forma sábia e brilhante, responde a todas as perguntas, além disso, esclarece e explica as possíveis razões do internacional quadro atual. Ele afirma que estamos diante da continuidade da crise financeira que ocorreu em 2008 e que não saímos da depressão desde dois ou três anos atrás. Acrescenta que os prognósticos ruins continuarão, mas, não se refere à bolsa de valores, bancos ou governos e sim às pessoas comuns que vivem com ansiedade e medo por conta do desemprego de longo prazo na maioria dos países e por não possuírem um modelo de sociedade ideal.
Segundo o sociólogo, no passado os jovens tinham grandes chances de alcançarem muito mais do que os seus pais conseguiram, mesmo nos casos de origem humilde. Hoje, a juventude precisa ter sorte e muito esforço para permanecerem com que os pais deixaram. Essa situação gera uma sociedade diferente, pois estávamos acostumados a uma economia neoliberal que traz consigo a idéia da possibilidade de vivermos com empréstimos uma vez que era relativamente fácil pagar os mesmos.
Com o passar do tempo, os preços dos imóveis subiram infinitamente e os bancos e administradoras dos cartões de crédito começaram a insistirem em que fizéssemos dívidas através das facilidades de empréstimos e pagamentos parcelados, foi o inicio da era da sociedade do consumo e crédito com a seguinte filosofia: “Aproveite agora e pague depois”. Dessa forma, os bancos