Zootecnista
-------------------------------------------------
INSTITUTO DA SAÚDE E PRODUÇAO ANIMAL
-------------------------------------------------
CURSO DE ZOOTECNIA
JAMILLY LORENA FERREIRA MONTEIRO
Biologia Celular
Transportes de moléculas pela membrana
Belém-PA
2013
JAMILLY LORENA FERREIRA MONTEIRO – 20135025
Biologia Celular
Transportes de moléculas pela membrana
Trabalho apresentado à Disciplina de Biologia Celular do 1º Semestre do Curso de Zootecnia, orientado pela professora Lauze Lee da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA.
Belém-PA
2013
INTRODUÇAO
A membrana plasmática participa de numerosas funções celulares. É responsável pela manutenção da constância do meio intracelular, que é diferente do meio extracelular. Para que as células funcionem, cresçam e se multipliquem é necessário que as substâncias adequadas sejam selecionadas e transferidas para dentro da célula e as substâncias desnecessárias sejam impedidas de penetrar ou, então, eliminadas do citoplasma.
Através dos seus receptores específicos a membrana tem a capacidade de reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas. Este reconhecimento desencadeia uma resposta que varia conforme a célula e o estimulo recebido como veremos a seguir.
Transportes de Moléculas pela Membrana A capacidade de uma membrana de ser atravessada por algumas substâncias e não por outras define sua permeabilidade. Em uma solução encontra-se o solvente (meio liquido dispersante) e o soluto (partícula dissolvida). A membrana plasmática é seletivamente permeável, ou seja, permite a passagem do solvente e de alguns tipos de soluto.
As moléculas que atravessam livremente pela bicamada lipídica são moléculas pequenas polares não carregadas e moléculas pequenas apolares. Já as moléculas grandes e as pequenas polares carregadas atravessam pelas proteínas presentes na membrana. Para uma molécula passar pela proteína é feito um reconhecimento, ou seja,