Zootecnia
A raça holandesa também é conhecida em todo o mundo como Holstein Frisian. É originária, provavelmente, do cruzamento entre os bovinos que já eram explorados nesse país, há mais de mil anos, e novos animais que nele foram introduzidos mais tarde. Sua principal característica, que o destaca em relação às demais raças, é a sua excelente capacidade leiteira, fazendo com que seja considerada uma das melhores raças leiteiras de todo o mundo.
A Raça holandesa melhorou muito, através dos anos, graças a um excelente trabalho de seleção e aperfeiçoamento, baseado em um controle técnico e científico bastante rigoroso, ou seja, sob os mais rigorosos padrões zootécnicos. A pelagem dos antigos bovinos holandeses variava muito, inclusive a de cara branca.
* As características específicas de cada raça (por exemplo: rusticidade);
O holandês é um gado pesado, de grande porte e com uma ampla caixa óssea. Sua cabeça apresenta uma parte superior ampla; parte fronto nasal estreita e um pouco alongada; órbitas salientes; olhos grandes, escuros, brilhantes e limpos, com um olhar vivo. Os chifres ficam para a frente, tendo pontas escuras; focinho amplo; mucosa escura; narinas dilatadas e cavidade bucal ampla.
Seu pescoço é bem implantado e articulado nas paletas e na cabeça, podendo ser fino ou médio, alongado e apresentando músculos compactos e em cunha.
Sua massa muscular é uniforme e compacta. O peito é baixo e anguloso na parte inferior e amplo e largo na superior o que, ligado a uma grande circunferência torácica, significa boas capacidades pulmonar e respiratória. O ventre é volumoso e um pouco descido; costelas alongadas, arqueadas e com músculos intercostais dilatados. Os flancos são profundos; axilas nítidas; dorso forte, com vértebras um pouco salientes; garupa ampla, horizontal e alta. Sua cauda é de inserção ao nível da garupa, é volumosa, comprida e vassoura cheia.
O gado holandês apresenta as seguintes dimensões: altura na cernelha de 1,23 a