Zootecnia
ESCOLA DE MEDICINA VERETINÁRIA E ZOOTECNIA
Julgamento Canino
Disciplina: Exterior e Julgamento dos Animais Domésticos
Em um julgamento canino deve-se ficar atendo ao regulamento de exposições e de campeonatos.
Art. 30 - Para fins de julgamento, os cães inscritos devem ser apresentados, separados em classes, a saber: a) FILHOTE - para cães de 4 meses completos a 6 meses incompletos; b) INICIANTE - para cães de 6 meses completos a 9 meses incompletos; c) JOVEM - para cães de 9 meses completos a 12 meses incompletos; d) JUNIOR - para cães de 12 meses completos a 24 meses incompletos, que ainda não sejam Campeões. e) ABERTA - para cães com mais de 09 meses que ainda não tenham título de
Campeão devidamente homologado pela ACB.
Parágrafo 1º - Em cada classe os cães são julgados separadamente por sexo, devendo o Árbitro, terminado seu julgamento, indicar claramente a 1ª, a 2ª e a 3ª fêmea da classe e o 1º, o 2º e o 3º macho da classe.
Parágrafo 2º - O Árbitro poderá conceder tantos CAC quantos julgar necessário para machos e fêmeas, independente do número de cães em pista, ficando claro que não há a obrigatoriedade dessa concessão, uma vez que isso é critério do próprio Árbitro.
Art. 31 - Disputarão o MELHOR DA RAÇA E SEU RESERVA, todas as fêmeas e todos o machos que tenham sido escolhidos os primeiros de cada classe e todos os cães com títulos de Campeão, e superiores, já conquistados e homologados pela ACB.
Parágrafo 1º - No julgamento específico da Raça DACHSHUND o Árbitro reunirá todos os exemplares de Pelo Curto dos tamanhos anão, miniatura e standard e entre estes escolherá o MELHOR PELO CURTO, adotando procedimento idêntico para as variedades Pelo Longo e Pelo Duro, de modo que, para a disputa de MELHOR DO GRUPO, darão entrada em pista um exemplar de Pelo