zootecnia
O Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, situa-se no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar norte do Paraguai e leste da Bolívia (onde é chamado de chaco boliviano). Hoje é considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial.
Uma das principais atividades econômicas do Pantanal é a pecuária. Nas regiões de planícies, cobertas por formação vegetal de gramíneas (alimentação para o gado), estão estabelecidas diversas fazendas de gado. Há também a atividade da pesca, uma vez que é grande a quantidade de rios e de peixes na região pantaneira.
O turismo também tem se desenvolvido muito na região.Atraídos pelas belezas do Pantanal, turistas brasileiros e estrangeiros tem comparecido cada vez mais, gerando renda e empregos no Pantanal. A região é muito bem servida em hotéis, pousadas e outros serviços turísticos.
SOLO, RELEVO E GEOLOGIA
O Pantanal é uma das maiores planícies de sedimentação do mundo. Sua planície, levemente ondulada, pontilhada por raros morros isolados e ricos em depressões rasas têm seus limites marcados por variados sistemas de elevações, como chapadas, serras e maciços, o mais famoso maciço é o de Urucum, em Mato Grosso. É cortado por grande quantidade de rios, todos pertencentes à Bacia do Rio Paraguai.
As terras altas do entorno, muitas delas de origem sedimentar ou formadas por rochas solúveis e friáveis, continuamente erodidas pela ação do vento e das águas, fornecem grande quantidade de sedimentos que são depositados na planície, num processo contínuo de entulhamento. Formam-se assim terrenos de aluvião, muito permeáveis, de composição argilo-arenosa.
Nas regiões de altitude intermediária, onde o solo é arenoso e ácido e a água é retida apenas no subsolo, encontra-se vegetação típica de cerrado. Os elementos predominantes neste tipo de formação são as árvores de porte médio, de casca grossa,