Zootecnia geral
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS MORRINHOS
JOÃO MACHADO DE MORAIS NETTO
SANDRO MORETH BORGES SANTOS
BOVINOCULTURA
“ESTERILIZANTES”
MORRINHOS
2013
Esterilizantes:
São formulações que têm na sua composição substâncias microbicidas e apresentam efeito letal para microrganismos esporulados e não esporulados. Entre os agentes químicos esterilizantes estão classificados o glutaraldeído 2%, formaldeído 8% e o óxido de etileno.
ETAPAS DA ESTERILIZAÇÃO QUÍMICA
Preparar o material deixando-o limpo e seco.
Utilizar a solução de glutaraldeído em recipientes de plástico ou vidro, sempre tampados. Quando utilizar caixa metálica, proteger o fundo com compressa, evitando o contato com os artigos, a fim de evitar corrosão eletrolítica.
Imergir totalmente os artigos na solução, deixando-os abertos, se articulados.
Controlar o tempo de exposição.
Enxaguar os artigos com água ou solução fisiológica estéreis, respeitando a técnica asséptica. Enxugar com panos esterilizados.
Utilizar o material de imediato.
DESVANTAGENS DA ESTERILIZAÇÃO QUÍMICA
O material não pode permanecer estéril, uma vez que é esterilizado não embalado.
Não existe teste biológico para comprovar a esterilidade.
Métodos químicos de esterilização:
Óxido de etileno: É um gás incolor à temperatura ambiente. O óxido de etileno puro, tanto na forma líquida como gasosa é altamente tóxico e inflamável, sendo permitida a sua utilização para esterilização de materiais médico-hospitalares somente na sua forma gasosa e misturado a outros gases inertes.
Esterilização por líquidos: A utilização de produtos químicos líquidos destinados à desinfecção ou esterilização, é indicada para aqueles materiais que não podem sofrer a ação do calor (seringas, peças de ordenhadeira, teteiras, etc), mas que suportam o meio líquido. O tempo de permanência para desinfecção é de 30 minutos e para