Zoosemiotica - case study: golfinhos
1729 palavras
7 páginas
Técnicas Discursivas da Publicidade ZOOSEMIÓTICA - Case study: GOLFINHOS
Zoosemiótica entende-se como a ciência que estuda o uso dos signos no mundo animal, ou seja, é o sistema de comunicação e interacções entre os animais. É uma área da biosemiótica e está relacionada com áreas como a etologia (estuda cientificamente o comportamento dos animais) e a comunicação animal (seja entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes).
A grande vantagem de estudar semioses não humanas é que podem ser estudadas de fora, numa relação em que o observador e o observado não se confundem, logo, a objectividade da observação é mais exacta.
Estudar os signos na natureza viva em geral, é estudar o contexto mais vasto dos signos, especificamente humanos. A ideia de estudar os animais, é entender também o próprio ser humano e a evolução dos seus comportamentos (teoria da evolução de Darwin).
O estudo da zoosemiotica pode contribuir para a individualização de comunicação entre as espécies animais, mas também pode levar à revisão do conceito de “inteligência animal”. Alguns especialistas consideram que os sistemas de comunicação animal possuem as mesmas propriedades da linguagem humana, reforçando ainda que as mensagens são plenamente intencionais (pois têm como objectivo modificar atitudes ou comportamentos) e são também enunciativas (pois transmitem sistematicamente uma informação).
O objectivo desta ciência é entender os modos pelos quais os seres vivos comunicam uns com os outros. A zoosemiologia ocupa-se então dos sinais usados na comunicação intra-especifica (entre indivíduos da mesma espécie) e a inter-especifica (entre indivíduos de espécies diferentes – por exemplos, relação entre animais e seres humanos). Há que fazer-se uma distinção entre a zoosemiotica pura, da descritiva e da aplicada. A primeira elabora modelos teóricos ou então o desenvolvimento de uma linguagem específica para tratar cientificamente o