Zooplânctons
Zooplâncton é um dos tipos de plâncton, que é composto ainda do fitoplâncton (microalgas fotossintetizantes), do bacterioplâncton (organismos procariontes autótrofos e heterótrofos) e do HYPERLINK "http://www.infoescola.com/reino-protista/protozooplancton/" protozooplâncton (protistas). Os organismos que compõem o zooplâncton não têm capacidade fotossintética.
O zooplâncton pode ser classificado em dois grupos (Yoneda, 1999):
Holoplâncton – organismos que passam todo o ciclo de vida no plâncton, como os copépodes (mais diversificada classe de crustáceos, e maior grupo que compõem o zooplâncton), entre outros crustáceos (como o HYPERLINK "http://www.infoescola.com/crustaceos/krill/" Krill); urocordados filtradores (como a apendiculárias e salpas); quetognatos e hidromedusas.
Meroplâncton – organismos que passam apenas uma fase da vida no plâncton, como os ovos, as larvas e animais em fase juvenil, como as larvas de crustáceos, moluscos e equinodermas. As larvas e os ovos de peixes fazem parte do meroplâncton, e são denominadas ictioplâncton.
A maior parte dos organismos que compõem o zooplâncton alimenta-se de microalgas, embora sejam observados, além dos organismos herbívoros, também carnívoros, onívoros e detritívoros. Por outro lado, é alimento de muitas espécies de peixes e outros animais, como por exemplo, a baleia, que se alimenta quase que exclusivamente do Krill.
O zooplâncton é essencial para a manutenção do ecossistema aquático, pois está na base da cadeia alimentar. É útil também como indicador biológico, à medida que é