Zoologia
1: O código Internacional de Nomenclatura Zoológica não permite que táxons diferentes (do grupo de família ou de grupos mais inferiores) tenham o mesmo nome, assim como o mesmo táxon tenha dois ou mais nomes.
a)Como é designada cada uma dessas situações?
Quando táxons diferentes possuem o mesmo nome é chamado homonímia.
Quando um mesmo táxon possui dois ou mais nomes é chamado sinonímia.
b)Que procedimentos devem ser tomados para cada uma dessas situações, caso as encontremos?
No caso de homonímia: Fica valendo o nome mais antigo, desta forma, o táxon que possui o homônimo sênior (o nome mais antigo) é o que fica de posse do nome e o táxon que têm o homônimo júnior (o nome mais recente) deve receber um novo nome.
No caso de sinonímia: Também vale o mais antigo, isto é, o sinônimo sênior (o nome mais antigo) é o nome válido do táxon e todos os sinônimos juniores (nomes recentes) não devem ser utilizados.
2: Quais as vantagens adaptativas de se possuir um celoma?
Um animal celomado pode adquirir dimensões muito maiores do que aqueles desprovidos de uma cavidade. Esta cavidade proporciona também um aumento e uma liberdade de movimentação para o tubo digestivo, além de poder funcionar como um sistema circulatório. Essas duas vantagens possibilitam um metabolismo muito eficiente, permitindo um aumento na capacidade de locomoção, já que o celoma pode também funcionar como ume esqueleto hidrostático, através do mecanismo de antagonismo muscular.
3: Quais as mudanças ocorridas no processo digestivo decorrente do surgimento digestivo completo com boca e ânus.
Primeiro passou a ter um fluxo unidirecional, fazendo com que alimentos em diversos estágios de digestão se encontrem em diferentes posições do tubo digestivo, além disso, tais tubos digestivos podem apresentar uma especialização regional com partes diferenciadas envolvidas cada uma em um processo, como em uma linha de montagem. Este processo de linha de montagem, em um tubo digestivo