Zoologia
R: O nome Porifera vem do latim porus: “poro” ferre: “possuir”.
02. De que tamanhos podem ser as esponjas?
R: As esponjas podem chegar até 2 metros de altura, seu tamanho está ligado diretamente ao local. As esponjas que são encontradas em locais profundos, são maiores, pois elas não enfrentam fortes correntes.
03. Cite as características gerais do Filo Porifera
R: Contém compostos de carbono de cálcio ou dióxido de sílica e fibras de colágeno no seu esqueleto;
Possuem células móveis na camada interna;
Possuem coanócitos, ou seja, células flageladas;
São filtradores sésseis;
Possuem capacidade de produzir células diferentes no organismo;
Possuem simetria radia ou assimétricos;
As esponjas não contém tecido verdadeiro;
04. Por que motivos às esponjas são geralmente colocadas fora da principal linha de evolução dos vertebrados, no grupo Parazoa?
R: Pois a mesma possui estrutura diferenciada, pela forma de crescimento e pela natureza do seu esqueleto interno, por isso elas são excluídas.
05. Como é constituída a parede do corpo das esponjas?
R: A superfície externa da esponja é coberta por células chamadas pinacócitos que constituem a pinacoderme (tecido perfurado por pequenas aberturas chamadas de poros dérmicos). A superfície interna é constituída pela coanoderme, que é composta por células flageladas chamadas coanócitos. Ambas as camadas tem apenas uma célula de espessura e entre as duas camadas celulares se encontra o mesolílio.
06. Do que se alimentam as esponjas? Explique como o alimento é capturado e digerido.
R: Elas se alimentam de protozoários e partículas. O seu alimento é capturado através do seu sistema aquífero que cria uma serie de malhas com tamanhos de poro decrescentes. Já as partículas são capturadas pelo arqueócitos fagocíticos móveis.
07. Com relação aos sistemas de canais, as esponjas podem ser classificadas em três tipos. Cite-os e faça um desenho de cada um dos tipos.