Zoologia dos vertebrados
(O ESTADO DE S. PAULO, 17/02/98, pág. A-12.)
a) Qual é o grupo de vertebrados que não possuía mandíbulas e que, provavelmente, antecedeu aos peixes? Cite um exemplo de um animal desse grupo.
b) Qual a grande vantagem da aquisição de mandíbula pelos peixes. 02. Com relação à bexiga natatória, responda:
a) Que tipo de peixe tem bexiga natatória?
b) Qual a principal função desse órgão?
c) Quando o peixe se encontra junto à superfície da água, o volume da bexiga natatória aumenta ou diminui?
d) Qual a função da bexiga natatória nos peixes dipnóicos, como a piramboia?
03. Há pouco mais de 400 milhões de anos, alguns peixes tropicais começaram a desenvolver uma estratégia respiratória (respiração aérea) que tornou uma vantagem evolutiva para a ocupação de águas com baixa concentração natural de oxigênio, como as dos rios da Amazônia. Recentemente, um dos problemas que têm preocupado os ambientalistas é o derramamento acidental de petróleo em rios da Amazônia, com a formação de uma película de óleo sobre a superfície dos rios. Estudos realizados por pesquisadores brasileiros demonstraram que algumas espécies de peixe podem ser mais afetadas por este tipo de acidente ambiental.
(adaptado da Revista Pesquisa FAPESP N° 87 2003)
Tendo como referência o texto, responda.
a) Qual a estrutura presente em alguns peixes que possibilita a respiração aérea? Cite uma segunda função dessa estrutura.
b) Comparando os peixes pirarucu (Araipama gigas, que tem respiração aérea obrigatória) e boari (Mesonauta insignis, que retira todo oxigênio que fica entre as moléculas de água), qual dos dois seria mais afetado pelo derramamento de petróleo nos rios? Por quê?
04. Os peixes são considerados animais pecilotérmicos e