zooeografia e fitografia
555 palavras
3 páginas
Zoogeografia É o ramo da biogeografia que estuda a distribuição geográfica das espécies animais. Além de mapear a distribuição atual das espécies, os zoogeógrafos formulam teorias para explicar essa distribuição, baseados em informações sobre geografia, fisiografia, clima, e história geológica, assim como o conhecimento da história evolutiva dos animais e as relações entre eles.
Fitografia
É um ramo da biogeografia responsável por estudar a origem, distribuição, adaptação e associação das plantas de acordo com a localização geográfica e sua evolução.
Quatro áreas distintas da zoogeografia
Sclater (1858) utilizou um sistema de regiões por determinadas famílias de aves (foi ele quem também descreveu o ocapi). Wallace (1876) modificou o modelo de Sclater e o aplicou aos vertebrados, dividindo os continentes em 6 regiões. Estes domínios estão separados por barreiras oceânicas e por cinturões de temperatura.
– Região Neártica (Neartic Region): compreende a América do Norte e a Groenlândia, com animais como alce, bisão-americano, caribu, coiote, lebre, lince, lobo, marmota, rena, urso etc.
– Região Neotropical (Neotropical Region): compreende as Américas Central e do Sul, com alpaca, guanaco, lhama e vicunha, anta, arara, jaguatirica, lobo-guará, macaco, onça, preguiça, tamanduá, tatu etc.
– Região Paleártica (Palearctic Region): compreende a Europa, Norte da África e quase toda a Ásia (exceto a Índia e Sudeste Asiático e parte norte da Polinésia), animais como camelo e dromedário, bisão-europeu, chital, porco-espinho, raposa-ártica, rena, topeira, urso-polar, veado, yak etc.
– Região Etiópica (Ethiopian Region): compreende o Continente Africano (exceto a região norte), tendo exemplares como girafa, ocapi e diversas espécies de antílopes, também avestruz, chimpanzé, elefante-africano, gnu, gorila, hiena, hipopótamo, leão, leopardo, rinoceronte-africano, suricata, zebra,