Zona Rural
Zona rural é uma região que não integra o perímetro urbano, ou seja, é uma área do município não classificada como zona urbana ou zona de expansão urbana.
A zona rural é de fundamental importância para nossas vidas, pois nela são desenvolvidas as atividades agropecuárias, como o cultivo de vários alimentos (arroz, feijão, frutas, legumes, etc.) e a criação de animais (bois, vacas, porcos, entre outros).
Outra característica econômica da zona rural é o ecoturismo, também chamado de turismo rural. Essa é uma atividade realizada de forma consciente e ecologicamente correta, que segue os princípios elementares de desenvolvimento sustentável.
Muitas pessoas buscam sair da rotina estressante da zona urbana, e encontram na zona rural uma forma de descanso. Entre as atividades realizadas no campo estão: trilhas ecológicas, cavalgadas, banhos em cachoeiras, etc.
A zona rural também tem as importantes funções de preservar a biodiversidade de um determinado local, garantir a qualidade da água e manter as terras indígenas. Nesse sentido, as Unidades de Conservação foram criadas com o intuito de preservar o patrimônio ambiental e cultural do país.
Outros aspectos econômicos da zona rural
Além de ser muito importante para o país pela produção de alimentos – para consumo interno e também para exportação –, a zona rural se mostra funcional também em outro aspecto da economia, como por exemplo, o turismo.
Ecoturismo ou turismo rural é uma atividade que têm se tornado cada vez mais popular entre as pessoas que cresceram nas cidades grandes e não tiveram contato com a natureza.
Na tentativa de sair da rotina estressante da vida urbana, as pessoas costumam passar alguns dias descansando nas fazendas, fazendo trilhas ecológicas, cavalgando, tomando banhos de cachoeiras, e recebendo instruções de guias turísticos que lhes ensinam a importância de cuidar da natureza e ser uma pessoa ecologicamente correta.
A zona rural e a biodiversidade
Outro aspecto