Zona Oeste - Morumbi
O Morumbi é um distrito da Subprefeitura do Butantã, na Zona Oeste do município de São Paulo. Popularmente e em algumas reportagens , é considerado como parte da Zona Sul, porém é administrado pela Subprefeitura do Butantã, sendo oficialmente pertencente à Zona Oeste. Afastado do centro de São Paulo em cerca de quinze quilômetros, o distrito ocupa parte da margem oeste do Rio Pinheiros e se limita com os distritos de Vila Sônia, Vila Andrade, Itaim Bibi, Pinheiros e Butantã.
Devido à construção do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, no final dos anos 1950 e a transferência da sede do governo do estado para o Palácio dos Bandeirantes, foi rápida a ocupação dos terrenos livres. Nos anos 1980 e 1990, a verticalização atingiu o Morumbi, principalmente nos arredores da Avenida Giovanni Gronchi.
Evolução demográfica do distrito do Morumbi
Atualidade
O Morumbi concentra alguns dos bairros mais nobres da cidade de São Paulo e do Brasil, sendo um reduto da classe alta paulistana. Ao mesmo tempo apresenta favelas, tais como: Real Parque e Jardim Panorama e também faz divisa com a favela de Paraisópolis, a maior da cidade, no distrito vizinho de Vila Andrade. O distrito tem a maior concentração de renda e uns dos mais elevados índices de desenvolvimento da capital, seus moradores têm o maior poder aquisitivo da cidade.
(Favela de Paraisópolis)
Raposo Tavares
O distrito de Raposo Tavares surgiu na zona oeste, ao lado da rodovia que leva o mesmo nome, a partir da década de 1940. Era um subdistrito do Butantã, que devido ao seu crescimento desordenado foi desmembrado e se tornou também um distrito. Aliás um senhor distrito com dezenas de pequenos bairros, vilas e mais doze favelas, além de dois grandes conjuntos habitacionais: