zona de conforto
As entrevistas coletivas, normalmente, são muito utilizadas pelas empresas para aperfeiçoar o processo seletivo, ou seja, quando o recrutador recebe um número considerável de currículos dentro do perfil da vaga, uma das estratégias é convocar os candidatos para uma entrevista em grupo, pois é gasto pouco tempo, em comparação a entrevista individual e o resultado é satisfatório.
Como fazer uma entrevista Selecionar pessoas para trabalhar em uma empresa é um processo complexo e demorado, que requer reflexão e planejamento. Para eliminar alguns problemas comuns no processo de entrevista e análise, serão apresentadas as etapas de uma entrevista para que se escolha sempre o melhor candidato.
Fase de preparação da entrevista
A entrevista é um método de seleção bastante eficaz, mas existe a necessidade de uma boa preparação antes de marcar a entrevista. O cargo disponível deve ser descrito, isto é, o título do cargo deve estar explícito para ajudar o candidato a ter uma noção geral da finalidade do cargo e das tarefas essenciais.
Estratégias de Entrevista Nesta fase o entrevistador deve estabelecer qual será o estilo da conversa que terá com o candidato. A conversa poderá ter o objetivo de extrair somente informações objetivas, ou checar como o candidato lida com questões vitais no trabalho.
Formulação de Perguntas As perguntas podem ser abertas ou fechadas e com numerosas variações. É necessário pensar como formular suas perguntas para aumentar as chances de conseguir exatamente o que precisa saber, de maneira eficiente e agradável. Para que o candidato fique à vontade é recomendado que comece com perguntas fáceis e altere sua lista de perguntas a cada pessoa que entrevistar, a partir das respostas pode-se induzir novas questões para levá-lo às respostas desejadas. As perguntas poderão ser criadas usando a tabela de requisitos e o currículo do candidato.
No momento da entrevista A conversa deve ser