Zona de conflito
Tema: Atuação dos vários profissionais em zona de conflito.
Palestrante: Capitão Alexandre Shoji
O Capitão Alexandre Shoji iniciou sua vida militar na Escola de Cadetes em Campinas,depois serviu aos Agulhas negras,dezembro de 2006 foi para o Haiti onde viveu grandes momentos de combate,no seu retorno seguiu para a Urca onde esteve por dois anos e no ano de 2010 Centro de Operações de Paz onde se especializou em zonas de conflito e ambientes complexos.
- Ambientes Complexos se divide em vários aspectos como:
• Conflito armado
• Não identificação do combatente e não combatente: Numa zona de conflito pode-se ter um homem com uma garrafa de água ou com coquetel Molotov (Composto por uma mistura química de petróleo,gasolina,ácido sulfúrico,clorato de potássio,açúcar e éter etílico.)
• Atividade humanitária e apoio Militar as Atividades humanitárias: Quando a atividade humanitária está junto dos militares eles são considerados um risco pelos inimigos, por este motivo tentam constantemente evitar o contato, pois sozinhos são vistos como ajuda.
• Vulnerabilidade infantil e feminina: Mulheres e crianças são utilizadas com escudo e como sua vulnerabilidade aumenta muito aumenta também a violação dos direitos humanos.
• Violação dos direitos humanos: Recrutam crianças sendo 40% meninas e 60% meninos, pois os mais velhos vão morrendo no combate fazendo com que cada uma delas perca a sua infância.Mulheres são violentadas e até assassinadas.
- Por esse motivo tem também a Preparação Psicológica:
Tem que estar preparado para ver o que não esta acostumado, compreender os riscos,entender que posso morrer e fazer de tudo para evitar isso.Percepção maior do humor se costumo ficar muito ignorante, ou muito triste tenho que aprender a controlar isso.
Se não se esta acostumado a ficar por longos períodos longe de casa e se tem todo conforto que preciso e vou perder isso tem que estar preparado.
A motivação foi citada como o